Este link que publicamos para a visualização de todos, leva o navegador a um site diariamente actualizado sobre iniciativas que são realizadas na cidade de Setúbal. Lembramos que Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal, na região de Lisboa e subregião da Península de Setúbal, com cerca de 91 300 habitantes.
Sigam o link para aceder ao site: http://local.destakes.com/setubal/
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
"Sardinha Assada de Setúbal eleita como uma da 7 Maravilhas da Gastronomia"
“Acho que foi com toda a justiça que fomos premiados nesta nomeação”, salienta Maria das Dores Meira, que participou no dia 10, à noite, em Santarém, na cerimónia de anúncio dos vencedores das “7 Maravilhas da Gastronomia”, concurso promovido pela New 7 Wonders Portugal.
“A nossa sardinha faz parte da alma de ser setubalense”, refere a autarca, salientando que “o peixe de Setúbal é dos alimentos mais procurados”.
A sardinha, em particular, é uma “pérola de Setúbal”, acentua, com qualidade certificada internacionalmente em 2008, que, graças aos votos dos portugueses, venceu o concurso “7 Maravilhas da Gastronomia” juntamente com a alheira de Mirandela, o queijo da Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém.
“Felizmente que os portugueses de Norte a Sul do País ajudaram no reconhecimento da sardinha de Setúbal”, refere Maria das Dores Meira em jeito de agradecimento pelos votos, uma vez que a divulgação e promoção do produto setubalense foi limitada devido às dificuldade financeiras do Município.
A autarca acredita que o facto de o Portinho da Arrábida ter vencido em 2010 o concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria “Praias e Falésias”, teve influência no resultado da sardinha assada.
“Juntar às maravilhas naturais uma maravilha gastronómica vai continuar a ter repercussões”, congratula-se Maria das Dores Meira, otimista com a promoção turística da região.
Fonte da Noticia: http://www.mun-setubal.pt/pt/noticia/sardinha-da-prestigio-a-setubal/246
Setúbal recebe o Festival da Ostra
Ao natural ou com uma confeção mais requintada, a ostra do Sado está em destaque nas ementas de 25 restaurantes de Setúbal, no âmbito de uma iniciativa da Câmara Municipal que visa a promoção e valorização deste molusco.
No “Festival da Ostra”, que decorre até 9 de outubro, o sabor singular deste molusco é complementado por receitas mais criativas preparadas pelos chefs das mais de duas dezenas de estabelecimentos de restauração que aderiram a esta iniciativa.
Na “490 Taberna Latina STB”, onde petiscos como ovos de codorniz, rolinhos de alheira com molho especial e vieira gratinada constam da ementa, a ostra do Sado está também sempre presente no menu deste espaço, a funcionar desde abril e com cozinha aberta das 16h00 à meia-noite.
Rockefeller e diablo são duas das opções existentes neste restaurante para degustar a ostra, que também é servida ao natural, somente temperada com limão e em cama de sal.
Molho bechamel, espinafres e queijo ralado são os principais ingredientes da ostra rockefeller. Já a diablo, preparada com tabasco, molho inglês e pão ralado, desperta sensações mais quentes e latinas. Os ingredientes especiais ficam em segredo com o chef Tozé, responsável pela confeção das iguarias.
“A degustação de ostras ao natural é a mais comum em Portugal. Aqui, damos um toque mais latino a estes bivalves, muito fáceis de trabalhar e que ficam bem com inúmeros ingredientes”, salienta Tozé.
A cerveja, os espumantes e os vinhos brancos da região são os acompanhamentos mais solicitados na degustação destes pratos na “490 Taberna Latina STB”, que encerra à terça-feira.
“Tentamos sempre inovar e dar a conhecer algumas das preparações possíveis da ostra. Os clientes começam timidamente por experimentar mas acabam sempre por repetir, tal é a agradável surpresa de sabores ”, vinca a proprietária do restaurante, Luísa Quintela, que não esconde a sua preferência “A diablo, sem dúvida. É mais spicy”, vinca.
A originalidade e a descoberta de combinações gastronómicas com a ostra são também exploradas no restaurante “O Miguel”, que encerra às segundas-feiras. Ostras pingadas com sumo de romã, com recheio de sapateira, gratinadas, ao natural e ainda em canjinha são alguns dos pratos que podem ser degustados neste estabelecimento, virado ao Sado.
“A canjinha leva o normal. Arroz, espinafres, hortelã, coentros e alho. Já a ostra pingada com sumo de romã é complementada por uma bebida fina. Mas não digo qual é”, explica, entre risos, o chef José Chapa.
Apesar das novas combinações de pratos com ostras, o proprietário do restaurante, Miguel Peixoto, realça que ao natural continuam a ser as prediletas dos clientes. “Ainda assim resolvemos experimentar algumas confeções diferentes, e, quem gosta verdadeiramente de ostras, acaba por experimentar.”
Miguel Peixoto explica ainda que, “qualquer que seja o prato escolhido, a ostra deve sempre ser preparada no momento, de forma a não perder as qualidades”. O proprietário destaca ainda a importância da realização deste festival, constituindo “uma mais-valia turística para a cidade”.
No centro histórico, em pleno Bairro da Fonte Nova, a ostra também pode ser degustada. “Aqui só há ostra ao natural”, orgulha-se Michel Robles, um dos proprietários do “Kefish”. A opção é simples de explicar e tem origem nas raízes de Michel e Stephane Sammut, outro dos proprietários. “Em França, tradicionalmente, come-se ostra crua”, salienta.
Acompanhadas de pão barrado com manteiga, as ostras servidas no “Kefish”, que encerra aos domingos à noite e às segundas-feiras, são complementadas com um molho de vinagre balsâmico com chalotas. “É para contrastar o sabor”, explica Stephane.
A oferta gastronómica no âmbito do “Festival da Ostra” envolve ainda os restaurantes Baía do Sado (encerra às segundas-feiras, após almoço), Baluarte da Avenida, Café com C (encerra às segundas), Casa Morena (encerra às segundas), Champanheria (encerra aos domingos), Copa D’Ouro II e Estuário do Sado.
O elenco dos espaços participantes inclui também o Hotel do Sado (encerra aos domingos), a Marisqueira “O Fernando” (encerra às quintas-feiras), o Nácus (encerra ao domingo), a Nova Boia (encerras às quintas), o Novo 10 (encerra às quartas), O Bocas (encerra aos domingos à tarde e às segundas) e o Convés (encerra às quintas).
A lista fica completa com o Peixe & Cia. (encerra às terças), a Pérola da Mourisca (encerra às terças), o Poço das Fontainhas (encerra às segundas), a Pousada de S. Filipe, a Tasca das Marés (encerra às quintas), a Terra e Mar (encerra às segundas), a Ti Prudência (encerra às terças) e a Xica Bia (encerra aos domingos).
O “Festival da Ostra”, a decorrer até 9 de outubro, inclui outras iniciativas, como a sessão “Ostras com Sentidos”, de apelo aos cinco sentidos, através de um workshop e uma exposição, dia 2, a partir das 18h30, na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi, n.º 468.
O chef Óscar Fernandes e Miguel Peixoto conduzem o workshop, no qual o público é convidado a participar. As ostras serão preparadas em sopa, em canjinha, gratinadas com algas, ao natural com espuma de lima, com recheio de sapateira e pingadas com sumo de romã.
Durante o encontro estarão expostas obras da artista plástica Paula Lima, numa mostra intitulada “Ostras com Arte - das coisas... nascem coisas”.
Uma sessão de degustação dirigida por Mário de Brito Pinheiro, com apontamento musical do grupo de blues Eddie & Charlie, decorre no dia 8, às 18h00, também na Casa da Baía.
Na Herdade da Mourisca, Faralhão, dia 9, a partir das 17h00, numa iniciativa integrada no evento ObservaNatura, realiza-se uma mostra com degustação, orientada por profissionais da Sapalsado, produtora de ostras.
Fonte da Noticia: http://www.vaipassear.com/novidades/eventos-gastronomicos/item/1614-gastronomia-set%C3%BAbal-recebe-festival-da-ostra
Fonte da Noticia: http://www.vaipassear.com/novidades/eventos-gastronomicos/item/1614-gastronomia-set%C3%BAbal-recebe-festival-da-ostra
Setúbal recebe mais uma edição de "Vinus Senses"
O Vinum Senses, evento que entre julho e dezembro promove experiências gastronómicas, nomeadamente vinícolas, em harmonia com manifestações de arte, tem início no dia 8, na Quinta do Alcube, Aldeia Grande, próximo de Azeitão, onde se realiza um jantar temático.
A primeira iniciativa deste programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e por empresas vitivinícolas, com a Serra da Arrábida como cenário, decorre em jeito de arraial de santos populares, com o buffet, de caldo verde, febras e sardinhas assadas, a ser acompanhado pelo fado de Coimbra do grupo Cantus do Rio.
A iniciativa inaugural, com início às 21h30, está limitada à participação de 120 pessoas, sendo que as entradas, no valor de 30 euros, podem ser adquiridas na Quinta de Alcube ou na Casa da Baía. Podem também ser feitas reservas através do endereço gatur@mun-setubal.pt ou dos telefones 916 299 874 e 914 033 303.
À imagem do que irá acontecer nas 37 adegas da região de Setúbal representadas na Casa da Baía e que acolhem o Vinum Senses, esta primeira proposta do programa conta com a participação do enólogo da adega anfitriã, no caso, da Quinta de Alcube, que irá explicar aos participantes aspetos relacionados com as vinhas e os vinhos daquela adega.
A segunda atividade do Vinum Senses está reservada para o dia 29 de julho, na Herdade da Comporta, onde o fado de José da Câmara vai acompanhar um jantar enriquecido com porco assado e enchidos, além dos vinhos daquele produtor da Península de Setúbal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)